Caderno Mente Forte... onde a virada começou!



Olá pessoa cheirosa a rosa de Sauron (é Sauron mesmo!), como vai vossa senhoria?

Em 2019, no dia do meu aniversário, passei estudar e a escrever num caderninho desses de 50 folhas e pequeno. Desde esse ano, todo ano sem falta até hoje, eu crio um caderno novo todo final de ano.

Só que o seguinte, neste caderno que chamo ele de Mente Forte, ficam metas mensais do que eu quero fazer durante o mês. Por exemplo, eu escrevo que quero "aprender a programar com a raylib" daí crio uma meta disso e pra cada dia estudado, eu coloco num calendário desenhado na folha do caderno quantos minutos estudei no referido dia.

Falei deste esquema num artigo pro vivaolinux.com.br, clica aqui.

Desde então, tenho crescido como pessoa num nível que nunca pensei ser possível de alcançar em tão pouco tempo. Antes eu explodia em raiva por qualquer coisa que me causasse isso, hoje já é mais difícil eu me irritar, principalmente na Internet onde a infantilidade reina absurdamente.

Depois de começar escrever metas, eu descobri a meditação via canal Fábio Lima, que tinha esse nome na época hoje se chama meditar para despertar. O dono deste canal é gente muito boa, mesmo nunca tendo falado diretamente com ele, eu sinto o conhecer a anos!

Até hoje não parei mais de crescer, inclusive eu nunca mais precisei mentir pra mim mesmo com as promessas de fim de ano. Não preciso do ano acabar pra planejar mudar! Todo dia pra mim é dia que posso iniciar uma mudança e sempre estou adicionando, removendo, ou modificando metas do mês.

Flexibilidade, fazer o mínimo mas fazer algo, fazer quando eu quiser e se puder, ou abandonar se eu quiser, esses são as principais ideias que uso quando crio metas. Ao contrário das outras pessoas, eu me dou a liberdade de abandonar a meta sem arrependimento nenhum e nem me autocriticar por isso, além de que fazer algo no dia, nem que seja o mínimo esforço possível, pra mim é equivalente a fazer muito e por muito tempo. Ou seja, eu faço algo e esse algo é suficiente na minha visão, ao contrário de outras pessoas que tem a mentalidade ou preto ou branco, ou tudo ou nada, eu tenho liberdade de fazer o que dá pra fazer e não me culpo nenhum segundo caso eu falhe ou não consiga cumprir a meta do dia! Cago e ando pra culpa, já dizia o filósofo.

Apesar de ter de mudar muita coisa ainda, porque sempre há espaço pra crescer mais, eu estou numa fase muito boa da minha vida. E com essa fase boa, eu consigo inclusive ajudar algumas pessoas com minha experiência de lidar comigo mesmo, sou quase um coach!

Enfim, espero continuar crescendo e modificando a estratégia porque chega uma hora que é preciso reajustar a estratégia por conta do jogo ter mudado. Como tem na música:

--vem, vamos embora que esperar não é saber tchu tcha tcha tchu tchu tcha! Maria, faz um boquete bom! Bom bom bom...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fórmula da coca-cola foi decompilada e agora é opensource!

Toda IA é burra por natureza artificial