Estudar matemática não precisa ser divertido!
Sabe aquela ideia boboca de que estudar tem que ser divertido? Daí inventam jogos e brincadeiras que NÃO ENSINAM NADA! Absolutamente nada! Essa ideia provavelmente nasceu entre pedagogas que não dominam nem uma tabuada e ai dá palpite de que "tem que ser divertido pra aprender!". Isso não passa de uma mentira e na prática, nenhuma matéria com diversão vira hábito de estudar.
Criar o hábito real de estudar matemática ou qualquer outra matéria é sim muito melhor que apenas inventar brincadeiras e tentar ensinar com elas. O alto desempenho em matemática não vem de estar todo tempo brincando, mas sim de estar todo tempo PRATICANDO! A prática pela prática e não a prática pela brincadeira.
Pra vc ter ideia, eu ensinei matemática a meu pai e pra criar o hábito dele estudar tal matéria, todo dia eu passei contas pra ele fazer. Antes ele não sabia dividir 16 por 2, hoje está prestes a entrar em álgebra com 72 anos e continua aprendendo! E não precisei de forma alguma "fazer a matemática ser divertida" porque meu pai aprendeu a gostar de fazer contas apenas pela motivação intrínseca de fazer a conta e não por brincadeiras sem sentido e inúteis que são propagadas por ai.
"Ah mas ensinar um adulto é fácil!" Pode pensar vc, mas não é não! Meu pai nem escrever direito sabe e a leitura dele ainda é baixa, muito em breve irei ensiná-lo a como praticar leitura e escrita pra em fim melhorar mais ainda. Saiba vc que não importa a idade, qualquer pessoa é capaz sim de aprender matemática, mas não é aprender pouco não, é aprender de verdade, saber calcular, provar e até mesmo inovar no estudo de matemática, assim como meu pai faz.
A prática pela prática funciona porque com o tempo, a pessoa entende que não precisa nem mesmo de professor pra ser ensinada, porque ela aprende a pesquisar por si mesma. E aprender se virar é de longe uma habilidade muito valiosa, ainda mais nesses tempos de meninos "Enzos" que não sabem nem mesmo brincar na rua ou pesquisar no google!
Pretendo compartilhar minha experiência de alguma forma num futuro breve, mas por enquanto eu apenas escrevo parte delas.
No mais, não digo nada meretíssimo!

Comentários
Postar um comentário