Como são os conselhos pela internet?
Eu: --é uma boa ideia aprender C porque vc aprende diretamente a lidar com a memória, além de que C é uma linguagem que inspira muitas outras linguagens. Basta ver por exemplo a semelhança com Java, Javascript, C++, entre outras.
pessoa random: --o melhor é aprender algoritmos!
Eu: --por quê?
pessoa random: --ora, porque toda linguagem começa com algoritmos...
Eu: --e em quantas linguagens vc sabe programar?
pessoa random: --nenhuma, não sou programador!
[pronto, tá feito a piada!]
Esse diálogo aconteceu há uns anos atrás num fórum, não foi exatamente com essas palavras mas era num contexto parecido. Um conselho que de vez em quando pipoca na minha cabeça é: verificar se a pessoa viveu aquilo que ela fala!
Como no exemplo, a pessoa não sabe nem mesmo programar e quer dar palpite sobre uma boa forma de aprender programar. Só pode ser zoação, pensei eu na época. Muitas vezes uma pessoa online busca ajuda mas nem sempre acha ajuda "certeira" devido que quem responde a tais requisições nem mesmo vivenciou o conhecimento que ela diz ter, ou pior, muitas vezes mente que viveu o conhecimento em questão.
Sempre que eu lembro, tento verificar esse tipo de conselhos de estranhos, as vezes a pessoa responde algo que faz sentido, porém, outras vezes a própria pessoa simplesmente cagou um achismo barato pra tentar ajudar. Ajudar de mais sem capacidade pra ajudar, bandeira maior online!
Daí criam tutoriais no youtube simples vazios e que não agregam em nada, porque a própria pessoa ainda é muito "verde" de conhecimento e só tem muita vontade de ajudar, seja por puro ego inflado, seja por ser um zé mané bonzinho de mais.
Discernimento é uma palavra que se aprende com muitos anos de sofrimento e tentativas frustradas, nem mesmo olhando no dicionário vc aprenderia sobre o que significa NA PRÁTICA esta palavra.

Comentários
Postar um comentário