Leis de Newton aplicadas na vida prática



https://brasilescola.uol.com.br/fisica/leis-newton.htm


Abaixo deixo um pouco de minha experiência com a física clássica aplicada no dia a dia.

Força é uma coisa que acontece ou aconteceu na vida de alguém o que o motivou a sair do estado X e foi pro estado X+1.

Basicamente, entenda força aqui como do tipo de amor ou de dor. Por amor ou por dor sempre coloca alguém em desconforto, e este gera na pessoa movimento.

Não importa se foi seu vizinho, se foi seu pai, se foi seu irmão que aplicou amor ou dor a vc, o que importa é que vc entrará em movimento por isso.

Suponha vc que vc não tem emprego e deseja arrumar um. Neste estado desempregado as forças atuantes são por exemplo: "pagar contas", "me alimentar", "pagar faculdade", etc (observe que são todas derivadas de "dor") operam sobre vc e o coloca desconforto e lhe faz entrar em movimento.

O movimento, neste caso, nada mais é que uma busca por algo que diminua ou elimine tais forças de desconforto, o que na prática, significa que o que te move são as forças contrárias a seu estado atual, ou mesmo o desejo de alcançar o próximo estado X+1.

Suponha agora que vc tenha um professor que vc o considera muito. Este professor tem experiência o bastante pra lhe ensinar que estar preparado pra encarar a vida, é de longe uma habilidade essencial.

Como vc concorda com ele em muito, vc sentirá a necessidade de se autoavaliar pra verificar se está de acordo com tais suposições do professor sobre vc.

Se seu professor lhe acha capaz de aprender matemática mas vc só sabe somar no momento, vc verá que precisa mudar, mudar pra vc nesse caso seria estudar e aprender matemática.

Se seu professor diz a vc que vc tem talento pra física, mas vc não vê o mesmo, vc sozinho tentará verificar se o que ele diz é verdade e caso seja, vc tenderá a se comportar como as expectativas dele sobre vc.

Ou seja, toda força de amor ou dor aplicada a vc causa algum tipo de desconforto, e esse desconforto que gera em vc a ação de movimento para buscar o conforto ao diminuir ou eliminar o desconforto.

A evolução em si, não é mais do que uma busca contínua de reduzir o desconforto, que tem como consequência o crescimento, que significa ir de um estado X pra um estado X+1 mais elevado.


Primeira lei - lei da inércia, comodismo total!

"Toda pessoa, continua no estado atual de vida enquanto nenhum desconforto lhe é aplicado"

Isso significa na prática que uma pessoa acomodada terá baixa probabilidade de mudar de vida por meio do amor (por querer) mas a dor que aparecerá em algum momento lhe será grande o suficiente pra gerar desconforto e então causar o movimento pra pessoa buscar um estado mais elevado que o atual estado de comodismo.

Isso não quer dizer que apenas a dor é o que nos faz mover, mas o amor também move. Porém, amor e dor podem vir de qualquer coisa, seja de um professor, seja de um pai, uma mãe, um irmão, um tio, um objeto como carro, etc.

Quando a força de amor ou a dor acontece, gera-se desconforto e a pessoa vê a necessidade real de mudar.

Sair de um estado X e alcançar um estado X+1 nada mais é que uma mudança. E pra isso ser possível, tem de existir movimento, que vem por conta do desconforto de uma força de amor ou dor aplicada a pessoa.

Se nenhum tipo de força de amor ou dor acontece em sua vida, vc ficaria em eterno comodismo e isso é simplesmente impossível de existir!


Segunda lei - príncípio geral da evolução

"Toda força de amor ou dor aplicada sobre uma pessoa lhe fará sentir desconforto proporcional a força aplicada"

Dependendo de quem lhe aplica amor ou dor, vc sentirá necessariamente movido a fazer o mesmo por essa pessoa, ou melhor, vc sentirá condicionado a se comportar exatamente igual a quem lhe tratou da mesma forma. .

Se alguém lhe der uma dor grande, vc paga ela se vingando (com mais dor).

Se alguém lhe dá amor grande, como sua mãe, seu filho, seu pai, etc, vc responde proporcionalmente a esta pessoa com o mesmo amor.

Independente do que seja, a força de amor ou dor sempre gerará em vc uma força correspondente.

Por isso, a quantidade de amor ou dor aplicada sobre vc é proporcional ao desconforto sentido. E quanto maior o desconforto maior será sua vontade de melhorar a situação atual. Então nem tudo é exatamente ruim, ou melhor, aquilo que vc chama de ruim ou mal, na verdade lhe tirou da mesmice da vida, ou seja, vc foi induzido a buscar o movimento e crescer devido a força geradora de desconforto.


Terceira lei - Lei de causa e efeito

"Pra toda força de amor ou de dor que causo em alguém, sempre me fazem exatamente a mesma força de amor ou de dor em mim"

Suponha que vc xingue alguém, as chances da pessoa xingada lhe xingar de volta são muito grande.

Mesmo que o xingado não lhe xingue, alguém o xingará, nem que seja os parentes do primeiro xingado.

Suponha que ao invés de uma atitude correspondente a dor, vc tenha uma de total amor.

Todo o amor que vc envia a qualquer pessoa, retornará a vc de algum modo, seja pela própria pessoa, seja pelos parentes dela, seja por alguém que viu sua atitude.

Não importa onde vc esteja, vc sempre receberá aquilo correspondente a sua atitude de amor ou de dor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog