Conhecimento vs Imaginação - qual 'o melhor?

 

Olá, caro leitor de textos evangélicos e xingador nato via internet, que o senhor Jesus lhe abençoe e coloque seus xingamentos criativos no trending topics do twitter para lhe abençoar com um ego mais inflado e gigante.

Lembrei que há alguns anos, encontrei num livro sobre criatividade uma relação simples onde o autor (Roger von Oech em Tenho uma Ideia) teve uma ideia que lhe pareceu a diferença básica entre pensamentos: existe o pensamento concreto  e o pensamento abstrato.

Traduzindo em gigantes porque miúdos são restos de cadáver de bicho e não sou urubu: --basicamente pensamento concreto é a informação acumulada no cérebro, o conhecimento em si, o entendimento, a técnica. Enquanto que o pensamento abstrato se trata da imaginação, das ligações entre os diversos conhecimentos concreto existentes no seu cérebro, meu caro bostejador pelos dedos.

Isso dá pra imaginar que imaginação pode ser até treinada, e conhecimento também mas esse último é mais que óbvio né? Já que todo sujeito com condição mínima pode frequentar uma escola e ir lá pra nada fazer, só foi porque a mãe obrigou a ir, mãe está que também não sabe do valor do conhecimento porque teve filho com 16 anos e hoje já acumula 4 filhos de 4 pais diferentes, sorte minha não ser um deles.

Voltando, no livro do senhor Roger, ele cita que a separação entre abstrato e concreto fica mais fácil de se trabalhar diretamente a criatividade, e fica mesmo! O porém, na minha opinião, é que treinar imaginação é um tanto complexo porque exige mais esforço que treinar o conhecimento concreto em si. Ou melhor, é mais fácil aprender matemática que ser o próxino Van Gogh.

Mas não sejamos imbecis limitados! Alguém tem que fazer o trabalho sujo e difícil, ou vc acha mesmo que no mundinho de Naruto quando ele virou Hokage e tudo ficou em paz e ai o mundo todo passou se amar numa suruba global sem fim? Ora, não seja tonto!

O que vale nesta terra gozada por Deus é a delícia saborosa amarga de olhos castanhos claros e 1.60m de pura formosura que lhe causa problemas. Problemas, meu amigo, problemas! É essa porra que te faz crescer e não o céu do cordeiro imolado onde nada mais se faz se não apenas elevar o ego Dele como o centro do universo, se já não bastasse uma cambada de pessoas fazendo isso há 2 mil anos!

Como diria o Deus mais sábio de todos os universos e realidades:

"I don't want peace, I want problems always!"



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lógica em Naruto parte 1

The God Brazil