A maior habilidade do Computeiro
Olá, caro leitor detentor do mais alto grau de catilogência humana.
Estava pensando aqui sobre computação e outros assuntos, quando notei algo interessante: a capacidade de abstração.
Capacidade de abstração é uma coisa ensinada nas faculdades de computação, mas nunca vi isso ser explicitamente ensinado, a não ser em aulas como a de programação orientada a objetos ou linguagens formais.
Enfim, o que digo é que, essa é uma das maiores habilidades de um cientista da computação ou mesmo um programador como o senhor papa do C, o grande modulador do kernel, senhor absoluto e rei maior cabeça dura, o inverso lógico pegador de mulher do padre Fábio de Melo , aquele que leu o código fonte da Terra e corrigiu os bugs, mister Linus Torvalds.
Rapaz, se Linus não soubesse abstrair tão bem os códigos, provavelmente nunca teria sentido vontade de encarar o desafio de criar um kernel pra testar os conhecimentos. creio que de forma inconsciente, ele queria ser desafiado e ai estamos hoje num planeta onde apenas 3% usam Linux no desktop. 3 fucking por cento! Na população atual, seria algo como 0.03*8*10^9 = 240 milhões de pessoas! Ou seja, é quase o Brasil inteiro usando o sistema onde um cara apenas teve a ideia inicial de fazer.
Mas, voltando ao caso de habilidade. Abstrair situações reais, pode não ser fácil porque a realidade é fragmentada em maioria, tem padrão mas não funciona de forma lógica. O que não significa que abstrair seja uma coisa ruim e impossível de aplicar.
Abstração serve muito bem ao propósito de criar técnicas. Podemos estudar diversos artistas com o objetivo de criar uma técnica eficaz de aprendizado de artes, ou se vc for da geração perdida: pode usar uma IA pra criar a arte por vc e ai vc dizer pro trouxa do Samuel que foi vc que criou aquilo. Ou pior, vc pode usar pra resolver os exercícios de matemática de um professor de merda e então enganar o sujeito, já que ele não vai nem perguntar como vc resolveu aquilo, sendo que nem mesmo vc sabe mas se tá na IA então é verdade.
Capacidade abstrativa é difícil de aprender porque requer esforço consciente na percepção de padrão, e além disso, tem que imaginar e inferir que sua abstração servirá também para outros problemas, ou seja, é praticamente um axioma, uma prova matemática da verdade.
Mas quem vai querer fazer isso se podemos usar a senhora mãe dos burros, chatGPT e outras IA, né não?
Comentários
Postar um comentário