Como Ser Criativo - Técnica Efetiva
Há uns 8 anos atrás (2010) eu decidi que queria ser criativo, de alguma forma eu ia buscar virar uma pessoa que cria coisas interessantes (isso era minha visão de criativo na época). Busquei muito na internet dicas de como ser criativo mas todas elas eram um pouco confusas, apesar de ter dicas aproveitáveis.
Nesse mesmo tempo eu achei um pequeno curso introdutório ao desenho de mangás, era escrito por um brasileiro. No curso aprendi o básico para se criar personagens e pude pegar o gosto por desenhar, sendo que fazia anos que eu não fazia tal tarefa e a última vez que eu tinha desenhado algo tinha sido lá pelos meus 10 anos.
![]() |
Baixar este curso (é um curso livre) |
Certo, mas o que eu quero dizer com isso? É o seguinte: eu descobri que fazer trabalhos manuais (usando as mãos) ajuda a se tornar mais criativo, o desenho é só um deles. Se você já faz alguma tarefa manual siga o conselho do tio Temer: “você tem que manter isso viu?”.
Eu li no livro Tenho uma Ideia onde o autor fala que estudos cientificos dizem que trabalhar com as mãos faz com o tempo que você fique mais criativo. E como diria o autor do mesmo livro: “criatividade é um músculo, quem não se exercita fica atrofiado [menos criativo], mas todo mundo pode começar uma rotina para treinar seu músculo criativo.”
Em 2011 eu comecei a escrever ideias num caderno de 500 folhas. Todo dia eu enchia algumas folhas (frente e verso) com ideias sobre criação de jogos. Nesse ano apesar de eu saber programar um jogo eu não sabia como criar um jogo, simplesmente estava longe do que eu achava ser ideal. Até que, sem perceber, depois de tanto escrever ideias eu descobri que a técnica mais efetiva para quem quer ser criativo é somente escrever ideias. De lá até 2018 eu já escrevi mais de 2000 folhas (frente e verso) com ideias. O que importa é escrever as ideias e não exatamente escrever e depois voltar lá e ler ou mesmo colocar em prática.
Por exemplo, com o tempo eu desenvolvi meu próprio padrão de escrita. Pegava um jogo já feito e então ia adicionando coisas que eu gostaria que tivessem no jogo, ou então pegava um pequeno jogo base (algo como um objeto que pula e anda) e então adicionava ideias a ele aos poucos. Foi assim que exercitei meu músculo criativo.
Se você quer exercitar sua criatividade, sugiro o seguinte passo a passo:
- Pegue uma ideia já feita ou então faça uma ideia básica para adicionar mais coisas à ela. Escreva ela no topo de uma folha de caderno em branco.
- Nas linhas abaixo seu objetivo é secar sua fonte de ideias, digo, você deve escrever quantas ideias você puder fazer para adicionar alguma modificação que melhore a ideia do topo.
- Uma forma que eu uso para iniciar ideias é usar a palavra “poderia...” no inicio da escrita de ideias. Por exemplo, suponha que a ideia do topo seja um joguinho da velha, então uma ideia em baixo pode ser: poderia adicionar animações de fogos de artificio quando um dos jogadores ganhasse. Ou poderia tocar um som de “Você venceu!” quando um jogador ganhasse
Repita os passos 2 ao 3 até que você não possa mais pensar em nada para escrever. Quando isso acontecer pode crer que é normal. Quando tenho minhas ideias sempre esbarro numa falta delas vez ou outra.
Sempre que tiver um tempo escreva alguma ideia no seu caderno de ideias, não precisar ser a ideia mais maravilhosa do mundo mas tem que ser algo que você saiba fazer, ou algo que conheça. Como disse antes, não precisa voltar lá nas folhas onde foram escritas as ideias e ler tudo de novo, ou mesmo colocar em prática cada ideia que você teve, o que importa mesmo é sempre escrever alguma ideia. Se você pegar o hábito de escrever ideias pode ter certeza que melhores ideias nascerão da sua mente. Mas tudo isso só acontece com o tempo, com o costume.
Espero que você tenha entendido minha técnica. Você pode não concordar comigo, mas ela funcionou em mim, mesmo eu não sendo lá um mago no quesito criativo, eu sei que alcancei um nível de habilidade relativamente alto com criar qualquer coisa. É como ter as manhas, ou as ferramentas, para se trabalhar em algo totalmente novo, mesmo que desconhecido.
Neste blog eu vou colocar os textos que saíram de momentos de inspiração que tive, um deles é o Algunsversos para TI. Mas tenho outros espalhado por aí e quero deixar tudo junto aqui no blog.
Então, até mais.
Comentários
Postar um comentário